de negócio próprio para franquia

Mudei de um negócio próprio para uma franquia

Os desafios de montar o seu empreendimento muitas vezes são tão gigantes que levam empresários a buscar mais segurança em um novo modelo de negócio.

Assim, muitas pessoas decidem mudar do seu negócio próprio para abrir uma franquia.

O fato é que as franquias oferecem uma marca conhecida no mercado e um modelo de negócio já testado, por isso muitas pessoas decidem mudar do seu negócio próprio para abrir uma franquia.

No caso de Katia Zarif, que atuou com sua empresa de equipamentos de informática por 30 anos, a mudança veio há dois anos após observar a ascensão do mercado de franquias no Brasil.

Recentemente ela inaugurou sua primeira unidade da Espaço Make, no Rio de Janeiro, após seu marido visitar a feira da ABF, em São Paulo, conhecer mais sobre o setor.

Katia afirma que viu o investimento como opção assertiva, uma vez que o mercado de beleza também se mostra cada vez mais expressivo no Brasil, além de apresentar um modelo de negócios viável, com preços acessíveis ao público.

“A transição foi um período de muito aprendizado em que, além de conhecer mais sobre o setor de negócios, estou aprendendo mais sobre o ramo de beleza, que até então, se restringia ao básico em sua especialidade”, conta ela.

 

Veja as características do franchising ao optar por mudar de um negócio próprio para abrir uma franquia:

 

  • As franquias apresentam pontos positivos como posicionamento de marca consolidada e produtos e serviços já conhecidos no mercado

 

  • As lojas oferecem padronização da unidade franqueada, o que é uma mudança e tanto quando as pessoas decidem mudar do seu negócio próprio para abrir uma franquia

 

  • É importante estar bem-informado sobre as regras e direitos junto à franqueadora para ter mais sucesso, já que as marcas oferecem todo o know-how para aprender a operar o negócio

 

  • É fundamental encontrar independência financeira com uma franquia, após decidir mudar do seu negócio próprio para abrir uma franquia, mas é necessário considerar o valor total investido, calcular o retorno considerando os dividendos gerados e a valorização do negócio ao longo do tempo

 

De acordo com a representante da marca Lavup, Tamiris, uma franqueada da marca em Florianópolis era sócia administradora de uma imobiliária e decidiu partir para uma franquia por não necessitar de funcionários e ter uma boa rentabilidade com o negócio, com todo o embasamento da franqueadora.

Outro exemplo é Sheila Moureira: ao analisar a segurança de um modelo já testado e a buscar por viagens após a pandemia, ela deixou uma empresa em que empreendia sozinha na área de esmalteria e migrou para a franquia Clube Turismo.

Para ela, a decisão trouxe bons resultados.

Seguindo a mesma ideia, o dentista Raimundo Montealto, de 57 anos, que sempre atuou na área de odontologia e manteve uma clínica própria por 32 anos ao lado da esposa Natana Oliveira, de 30 anos, que atuava no negócio como gestora, decidiu mudar de um negócio próprio para abrir uma franquia.

A entrada dos empreendedores na rede Odonto Special By Sabrina Sato, associada à ABF, aconteceu em fevereiro de 2021 no interior do Maranhão.

“Os principais motivos foram todo o treinamento e suporte que a rede oferece aos franqueados diariamente, em conjunto com o Grupo Kalaes, detentor de 50% da marca, e também a grande variedade de serviços oferecidos pela rede, que engloba tanto a área da saúde, como também da estética”, afirma Natana.

Segundo ela, a transição foi tranquila.

“Já tínhamos uma cartela de clientes formada em negócio próprio e com a chegada da franquia, conseguimos conquistar ainda mais”.

Outro caso de pessoa que decidiu mudar do seu negócio próprio para abrir uma franquia é o de Jéssica Martins da Silva, que iniciou sua jornada como empresária em 2020 com uma loja de roupa, mas encerrou a empresa em 2021 por causa da pandemia e passou a trabalhar no setor hoteleiro, mas sempre com o sonho de empreender.

“Comecei a pesquisar por franquias no ramo de tecnologia e encontrei a Gigatron Franchising, especializada em software de gestão para micro e pequenas empresas”, comenta Jéssica.

Com seu conhecimento anterior, a empresária investiu na Gigatron em março deste ano.

Hoje eles já possuem 22 clientes e a meta para o próximo ano é de 100 clientes até dezembro.

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