Com mais de 409 mil dentistas mapeados pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil é um celeiro para negócios de manutenção do sorriso. Ampliando o escopo, são quase 659 mil profissionais dedicados à saúde bucal no país. Apesar de a maior parte empreender com consultórios individuais, as redes de franquia têm ganhado espaço nas últimas décadas, inclusive convertendo negócios próprios em clínicas franqueadas.

As clínicas odontológicas se destacaram no resultado do setor de franquias no ano passado. O segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar cresceu 17,5% em 2023, o segundo maior avanço do período, faturando R$ 55,6 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ainda, três redes de odontologia estão entre as 50 maiores do país em número de unidades (OdontoCompany, Oral Sin e Sorridents).

De acordo com a entidade, sub-segmentos têm alavancado o mercado, sobretudo os que são ligados ao mercado de estética — desde 2019, uma resolução do CFO passou a reconhecer a harmonização orofacial como atividade odontológica.

Nesta matéria, você verá informações sobre as seguintes marcas:

  1. Meu Dentista em Casa
  2. PróRir
  3. OdontoSpecial by Sabrina Sato
  4. OdontoCompany
  5. Sorridents
  6. Orthopride
  7. Oral Sin
  8. OrthoDontic

Apesar de ser um segmento sólido, especialistas recomendam que o empreendedor interessado — profissional da área ou não — pesquise a fundo sobre as marcas, olhando histórico e reputação, e conversando com quem já faz parte da rede. Também é importante entender o valor de investimento necessário para abrir o negócio, incluindo aportes que vão além do que é apresentado na Circular de Oferta de Franquia (COF).

“Dependendo do perfil de público e dos serviços oferecidos, pode haver a necessidade de um investimento maior em equipamentos, por exemplo”, diz Ana Vecchi, especialista em Expansão de Negócios e CEO da Ana Vecchi Business Consulting.

A franquia odontológica pode oferecer atendimento para o público geral ou ser segmentada. É necessário que o franqueado compare para entender com qual perfil se identifica mais. “Pode ser uma clínica que atenda um público de renda menor ou que exija agilidade no atendimento. Também pode ser focada no atendimento familiar ou ter foco em crianças”, exemplifica a especialista.

Juarez Leão, CEO da Leão Group, consultoria especializada em varejo e franquias, acrescenta que a escolha do ponto comercial é essencial nesse tipo de negócio. “Estude o mercado local, veja quem são seus concorrentes e que tipo de cliente vive na região”, diz.

Como é um negócio que vai operar com serviços de saúde, Leão e Vecchi sugerem que o empreendedor busque informações de conformidade com regulamentações específicas — é necessário que a marca tenha as licenças necessárias para operar os serviços oferecidos. Outra dica é pesquisar quais tipos de treinamentos e suporte a franqueadora fornece. “É vital que haja um sistema sólido para ajudar você a gerenciar a clínica e atrair pacientes”, diz Leão.

Um dos aspectos que diferenciam a atuação entre uma clínica própria e a franquia, além do suporte e treinamento, é a tecnologia utilizada. Leão diz que é importante entender quais diferenciais a marca pode oferecer do ponto de vista de tecnologia e inovação, tanto na administração do negócio como no atendimento ao paciente. “É fundamental que você se identifique com a cultura e os valores da franquia, pois isso influenciará seu dia a dia e sua satisfação com o negócio”, acrescenta.

Confira, a seguir, 9 redes de franquia de odontologia para investir em 2024:

1. Meu Dentista Em Casa

Rede de franquias de serviços odontológicos para atendimento em domicílio. O franqueado administra e busca novos clientes para a operação. Caso seja da área, também poderá atuar no atendimento aos clientes.

  • Ano de fundação / Início do franchising:  2017 / 2022
  • Quantas unidades tem atualmente:  5
  • Investimento inicial total:  a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno estimado:  10 meses

2. Franquia PróRir

A rede de consultórios odontológicos oferece serviços de estética a procedimentos cirúrgicos, já tendo realizado mais de 1 milhão de atendimentos ao longo dos anos.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2006 / 2017
  • Quantas unidades tem atualmente: 19
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 300 mil
  • Prazo de retorno estimado: de 18 a 24 meses

3. Odonto Special by Sabrina Sato

Rede de clínicas que oferece tratamentos odontológicos e estéticos. Atualmente possui 70 unidades já comercializadas e dois modelos de negócio: clínica nova e conversão de clínicas.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2019 / 2019
  • Quantidade de unidades em funcionamento: 70
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 100 mil
  • Prazo Estimado de Retorno: 18 a 24 meses

4. Franquia OdontoCompany

Integrante da SMZTO Holding de Franquias, a OdontoCompany tem mais de 2 mil unidades em todo o país e está há 33 anos no mercado. Entre os serviços oferecidos há técnicas de ortodontia, dentística, estética, endodontia e implantodontia, entre outros procedimentos.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 1990 / 2010
  • Quantas unidades tem atualmente: 2.100
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 300 mil
  • Prazo de retorno estimado: a partir de 12 meses

5. Franquia Sorridents

Rede de clínicas odontológicas que oferece procedimentos como prevenção, ortodontia, implantes, cirurgias, clareamento dental e restaurações. Também atua na área de estética para harmonização orofacial.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 1995 / 2006
  • Quantidade de unidades em funcionamento: 490
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 460 mil (modelo lite) e a partir de R$ 690 mil (formato master)
  • Prazo estimado de retorno: 24 meses

6. Franquia Orthopride

Especializada em ortodontia e estética, a marca nasceu no Rio de Janeiro, em 2009. Em 2019, dois grupos de investidores adquiriram parte da empresa. Hoje, tem mais de 200 franquias em operação, que faturaram cerca de R$ 380 milhões em 2023.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2009 / 2009
  • Quantidade de unidades em funcionamento: 204
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 380 mil
  • Prazo estimado de retorno: 24 a 36 meses

7. Franquia Oral Sin

Especializada em implantes dentários, é uma rede de clínicas odontológicas que está no mercado há duas décadas. A marca faz parte do Grupo OdontoCompany e está presente em todos os estados do país.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2004 / 2008
  • Quantas unidades tem atualmente: 557
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 300 mil
  • Prazo de retorno estimado: 21 meses

8. Franquia OrthoDontic

A rede foi fundada em 2002 por cinco amigos que buscavam ir além de seus consultórios particulares para tornar o tratamento ortodôntico mais acessível. Há um ano, a marca se juntou ao grupo OdontoCompany.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2002 / 2004
  • Quantas unidades tem atualmente: 350
  • Investimento inicial total: entre R$ 415 mil e R$ 432 mil
  • Prazo de retorno estimado: de 25 a 29 meses

9. OdontoTop Hospital do Dente

A rede nasceu no Sul do Brasil e atualmente conta com mais de 80 franquias abertas e em implantação, e mais de 450 dentistas. No ano passado, faturou cerca de R$ 160 milhões.

  • Ano de fundação / Início do franchising: 2013/2020
  • Quantas unidades tem atualmente: 80
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 937, 8 mil
  • Prazo estimado de retorno: 24 a 36 meses