Empresas estão de olho em cidades pequenas e médias para avançar com planos de expansão
As cidades do interior têm se destacado nos últimos balanços do setor de franquias. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) sobre o primeiro semestre de 2023, das 30 maiores cidades do país em número de franquias, 14 não são capitais.
Londrina (PR) e Sorocaba (SP) foram as cidades que mais se destacaram na listagem, com uma variação de mais de 10% no número de unidades franqueadas no período analisado. De acordo com a entidade, o aumento do poder econômico e a força do agronegócio têm impulsionado essas regiões.
- CVC
- Gigatron Franchising
- Little Kuppers Pie Shop
- Magrass
- Mr. Fit
- Bendito
- Espetto Carioca
- Minha Quitandinha
- Borda & Lenha
- market4u
- Total Clean
- Padrão Enfermagem
- Emagrecentro
- Energy+
- Ecoville
- CleanNew
- Home Angels
- Maria Brasileira
- Help Multas
- Yes! Cosmetics
- CotaFácil
- OdontoCompany
- Club4Kids
- Hyperlocal Franquia
- Turquesa Esmalteria e Beleza
- 4Charge
- Tratabem
- Odonto Special by Sabrina Sato
- Splash Bebidas Urbanas
- Minds
- Sóbrancelhas
- Mary Help
- Love Gifts
- Acuidar
- Espaço Make
- Marketing Bag
- Itália no Box
- Funil de vendas
- Sonhagro
- Nutty Bavarian
- Grupo Acolher e Cuidar Franchising
- Ecos Energia Solar Fotovoltaica
- 300 C
- Emporium da Beleza
- Touti
- Decor Colors Ltda
- Solário Piscinas
- Crepefy
- AF Crédito Soluções Financeiras
- Power Mais Energia Fotovoltaica
Microfranquias (ou franquias baratas) são negócios que demandam um investimento inicial de até R$ 135 mil. O único aspecto que difere estes negócios de franquias tradicionais é o aporte inicial, uma vez que o suporte e acompanhamento da franqueadora devem ser os mesmos, seguindo a lei de franquias.
“As cidades do interior estão cada vez mais estruturadas, oferecendo uma ampla gama de serviços e produtos para os seus moradores. Para empreender nessas regiões, é essencial compreender a dinâmica local e as necessidades da comunidade. A grande vantagem da cidade pequena está justamente nessa conexão muito forte com os residentes”, pontua Ricardo Rocha, especialista em negócios.
Algumas franquias chegam a desenvolver formatos específicos para cidades menores, que demandam um investimento menor e oferecem produtos específicos. Isso pode ajudar na hora de criar conexões com o público local.
Confira 50 franquias baratas que têm planos de expandir para cidades do interior. As informações foram compartilhadas pelas próprias redes:
1. CVC
Rede especializada em turismo nacional e internacional, com 50 anos de mercado. A empresa tem mais de mil lojas em operação e pretende dobrar a quantidade até 2025.
- Ano de fundação / Início do franchising: 1972 / 2012
- Quantidade de lojas abertas: 1.054
- Investimento inicial total: a partir de R$ 42 mil (modular) e de R$ 70 mil (loja)
- Royalties mensais: não se aplica
- Prazo estimado de retorno: até 28 meses
2. Gigatron Franchising
O produto próprio Software de Gestão Giga ERP impulsionou a entrada da marca no franchising em 2012. Atualmente, a rede possui três modelos de negócios: Plano Habitacional (para cidades até 100 mil habitantes), Cloud e Software Premium, além de 61 unidades distribuídas pelo Brasil, sendo 55% no interior.
- Ano de fundação / Início do franchising: 1998 / 2012
- Quantidade atual de unidades abertas: 51
- Investimento inicial total: a partir de R$ 2,5 mil
- Royalties mensais: 40% do salário mínimo
- Prazo estimado de retorno: de 1 a 12 meses
3. Little Kuppers Pie Shop
Rede de lojas de tortas americanas, inspiradas nas Pies Shops dos EUA. A rede apresenta o modelo padrão de loja e microfranquias de quiosque e pequenas lojas estilo “to go”.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2019 / 2023
- Quantidade atual de unidades abertas: 2
- Investimento inicial total: a partir de R$ 130 mil
- Royalties mensais: 5% do faturamento bruto
- Prazo estimado de retorno: 30 meses
4. Magrass
A Magrass Advanced é uma microfranquia para captação de clientes. Os serviços são oferecidos diretamente na clínica, com os equipamentos e insumos.
- Ano de fundação/ entrada no franchising: 2007 / 2007
- Quantidade atual de unidades abertas: 260
- Investimento inicial total: a partir de R$ 83 mil
- Royalties: não se aplica
- Prazo estimado de retorno: 15 a 18 meses.
5. Mr. Fit
Fast-food de alimentação saudável, com refeições como estrogonofe de biomassa de banana verde e sucos funcionais, além de um cardápio low carb. No formato home office, a comercialização dos produtos ultracongelados é realizada por meio de aplicativos e parcerias comerciais.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2013 / 2013
- Quantidade atual de unidades abertas: 640
- Investimento Inicial: a partir de R$ 6.998 mil (incluso taxa de franquia)
- Royalties mensais: não se aplica
- Prazo estimado de retorno: de 4 a 8 meses
6. Bendito
Rede de cafeteria premium especializada em cookies, brownies e cafés gourmets. No modelo de carrinho, o próprio franqueado pode operar, o que possibilita atuação em eventos regionais e festas.
- Ano de fundação / Início do franchising: 2014 / 2017
- Quantidade atual de unidades abertas: 9
- Investimento Inicial: a partir de R$ 60 mil no modelo carrinho
- Royalties mensais: 5%
- Prazo estimado de retorno: de 24 a 36 meses
7. Espetto Carioca
Rede de bares e restaurantes criada no Rio de Janeiro. No modelo Vending Machine, a geladeira de autoatendimento que pode ser instalada em diversos locais, com espetinhos de churrascos congelados prontos para o preparo.