‘Ei, brothers’: ex-BBBs que estão por trás de redes de franquias

Aproveitando a visibilidade instantânea conquistada durante a participação no Big Brother Brasil, alguns integrantes que estiveram em edições passadas na casa mais vigiada do país resolveram mergulhar no mundo dos negócios. Sabia que alguns ex-BBBs, inclusive, estão por trás de redes de franquias?

A estratégia de capitalizar sobre a fama adquirida no programa tem se mostrado uma tática eficaz para atrair investidores e consumidores, proporcionando um impulso significativo na trajetória empresarial dos ex-BBBs.

Contudo, a ligação entre a notoriedade e o sucesso do empreendimento muitas vezes resulta em um ciclo virtuoso de reconhecimento e expansão, destacando como a participação no programa pode ser um trampolim para novas oportunidades empresariais.

Na avaliação de André Soares Pereira, especialista em franquias da GSP Grupo Soares Pereira, a presença não só de ex-BBBs, como também de artistas, atletas e profissionais especializados em determinados segmentos, pode contribuir de maneira positiva para o fortalecimento de uma marca. “Atualmente, as marcas precisam encantar cada vez mais o cliente com um discurso sério, transparente e ético. Assim, se o ex-BBB transmite esses soft skills, certamente auxiliará no desafio de adquirir a confiança do consumidor”, avalia.

Ex-BBBs e a fidelização de clientes

A ligação de ex-BBBs com uma franquia pode resultar em uma base de clientes mais ampla e leal, uma vez que a popularidade dessas personalidades cria uma conexão emocional com os fãs, que muitas vezes se tornam consumidores ávidos dos produtos ou serviços oferecidos pela franquia.

Por isso, ainda de acordo com o especialista, a fidelização do cliente se dará através de clareza nas informações, foco no atendimento, contato constante no pós-venda, programas de fidelidade, pesquisa de satisfação, dentre outras estratégias. “A participação de um ex-BBB na marca pode fortalecer essas e outras estratégias”, destaca Pereira.

Apesar disso, o equilíbrio entre a imagem pública do participante e a identidade da marca é importante para garantir que o público perceba a autenticidade da associação, promovendo uma relação positiva entre a celebridade, a franquia e os consumidores. “Hoje o mercado consumidor está descartando aquela imagem de pessoas que não tenham o mesmo propósito do que estão representando”, pondera o especialista em franquias.

Sabrina Sato

sabrina-sato-franquia-odonto-especial-achei-minha-franquia

Embora não tenha vencido a terceira edição do Big Brother Brasil, Sabrina Sato fez sucesso após sair do programa. Além de estar em alta na mídia, ela é sócia de algumas marcas de franquias, como, por exemplo, Special Odonto by Sabrina – rede de clínicas odontológicas fundada em 2019 e que, hoje, possui mais de 70 unidades pelo país –, a Splash Bebidas Urbanas – franquia de bebidas e alimentos prontos para o consumo fundada em 2018 com mais de 120 unidades em operação – e a Bom Beef, marca especializada em corte de carnes com 70 unidades em funcionamento pelo Brasil.

Tiago Abravanel

tiago-abravanel-franquia-nanica-achei-minha-franquia

Neto de Silvio Santos, o ex-BBB Tiago Abravanel participou da 22ª edição do reality e, atualmente, é sócio da rede de franquias Nanica. Fundada em 2019, a marca do segmento de alimentação e especializada em banoffe possui mais de 55 lojas espalhadas pelo Brasil. “O Nanica foi uma paixão na primeira colherada. Quando comi a torta pela primeira vez fiquei enlouquecido, dei uma grande força para os meninos (Leonardo Macedo e Tito Barcellos, fundadores) no início do projeto aqui em São Paulo, e quando surgiu a possibilidade de entrar no time, eu já tinha o envolvimento afetivo e saboroso”, revelou Abravanel.

Alexandre Scaquette

alexandre-scaquette-franquia-hyperlocal-achei-minha-franquia

Já Alexandre Scaquette, então participante do BBB 8, também decidiu entrar para o universo do franchising ao se tornar franqueado da Hyperlocal, rede do segmento de serviços e especializada em soluções para negócios de diferentes segmentos. “A vasta oportunidade de remuneração e o fato de a marca estar ligada ao segmento em que eu atuava foram os principais fatores que me levaram a escolher a Hyperlocal”, disse o empreendedor, que está à frente de uma unidade desde 2018.

Special Odonto by Sabrina Sato

Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil

Faturamento médio mensal: a partir de R$ 120 mil

Prazo para retorno: 18 a 24 meses

Splash Bebidas Urbanas

Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil

Faturamento médio mensal: a partir de R$ 45 mil

Prazo para retorno: 15 a 18 meses

Bom Beef

Investimento inicial: a partir de R$ 329 mil

Faturamento médio mensal: a partir de R$ 180 mil

Prazo para retorno: 12 a 28 meses

Nanica

Investimento inicial: entre R$ 320 mil a R$ 370 mil

Faturamento médio mensal: a partir de R$ 90 mil

Prazo para retorno: 18 a 30 meses

Hyperlocal

Investimento inicial: R$ 25 mil

Faturamento médio mensal: R$ 15 mil

Prazo para retorno: 7 meses