Quando o assunto é a saúde bucal, sabemos que não podemos medir esforços. Precisamos nos esforçar para cuidar não apenas dos dentes, mas de todos os componentes que compõem a boca — nesse caso, em especial, a gengiva. Afinal, ela também precisa ser escovada e muito bem cuidada, de maneira a evitar a possibilidade de adquirir gengivite. Você sabe o que é essa doença? No post de hoje nós tiramos todas as suas dúvidas sobre o assunto. Confira já!

O que é Gengivite?

A gengivite nada mais é do que uma inflamação na região da gengiva. Essa inflamação é basicamente o estágio inicial da doença, e dessa forma, pode ser vista logo na primeira consulta, a fim de que o tratamento possa ser iniciado sem quaisquer problemas.

Mas o que causa diretamente a doença são as famosas placas, que é uma película incolor e viscosa de bactérias que se agrupam na região. Caso o portador não consiga remover essa placa através da escovação simples e o uso diário do fio dental, ela irá produzir toxinas (ácidos) que farão com que a gengiva fique irritada, e assim, origine-se a gengivite.

Nesse momento da doença, os danos podem ser revertidos com uma orientação e ajuda profissional, já que o tecido conjuntivo e osso ainda não foram comprometidos. No entanto, caso a gengivite não seja tratada imediatamente, ela pode acabar evoluindo para uma periodontite, trazendo danos de maneira permanente aos dentes.

Como saber se tenho gengivite?

Primeiro de tudo, os sintomas mais clássicos que percebemos para descobrir se realmente existe uma periodontite em alguma região bucal é o vermelhidão na gengiva, estando inchada e sensível. Nesse ponto, pode haver leves sangramentos em uma escovação diária comum.

Um outro sintoma bastante comum é a retração ou recuo da gengiva, fazendo com que os dentes fiquem parecendo que estão mais “alongados”. Dessa forma, a doença gengival causa inúmeras bolsas entre a gengiva e os dentes, onde placas e restos de comida são acumulados.

Alguns portadores da doença costumam se queixar que sentem mau hálito frequente ou até mesmo um gosto incomum na boca, mesmo que a gengivite não esteja em um quadro mais avançado.

Como prevenir e tratar a gengivite?

Quanto ao tratamento, não tem outro modo: é necessário buscar orientação com um dentista, descobrir o estágio da doença e iniciar o tratamento — que é feito tanto em consultório quanto em casa. Em relação à prevenção, podemos citar algumas dicas importantes para evitar a doença, como por exemplo:

• Evitar o uso de cigarros e outros tipos de tabagismo;
  • Usar os dentes da maneira correta e usar fio dental todos os dias, a fim de remover os restos de alimentos e possíveis placas. Sem contar na prevenção do aparecimento do tártaro;
  • Alimentação correta para evitar componentes que tendem a estimular o crescimento dessas bactérias e causar a gengivite;
  • Ir ao dentista regularmente.

Gostou deste artigo? A Odonto Special é uma rede de clínicas odontológicas que atua com qualidade absoluta, tratamentos diversos e a mais alta tecnologia. Venha fazer um check-up bucal com câmera intraoral na Odonto Special e conquiste seu novo sorriso.