Quais devem ser os cuidados com a saúde bucal das crianças? É uma realidade que mesmo os pequeninos podem apresentar problemas com seus dentinhos se não forem tratados adequadamente.

Mas qual deve ser a preocupação dos pais com respeito a saúde bucal dos seus filhos? Primeiro, vamos conhecer as etapas de desenvolvimento bucal para responder essa questão.

Quais são as fases do desenvolvimento bucal infantil?

Os pequenos passam por estágios de evolução dos dentes, por isso, para oferecer os melhores cuidados ao seu filho, é preciso identificar a etapa em que ele se encontra. As fases do desenvolvimento bucal das crianças são classificadas de acordo com a idade e podem ser divididas em:

  • 4 a 24 meses (fase 1): é o período em que os dentinhos aos poucos vão surgindo. Os pais podem usar gases ou um pano úmido para limpar as gengivas da criança, e à medida que os dentes aparecerem devem escová-los levemente duas vezes por dia.
  • 2 a 4 anos (fase 2): é a idade, que, em geral, já devem ter nascido os dentes de leite e pode-se começar a usar um creme dental com flúor para escovação.
  • 5 a 7 anos (fase 3): é a etapa em que ocorre a transição para os dentes permanentes, é importante ensinar a criança como escovar corretamente os dentes e a usar o fio dental.
  • A partir de 8 anos (fase 4): é época em que vamos encontrar na boca da criança tanto dentes permanentes quanto de leites e vão apresentar diferentes tamanhos. Por isso, é essencial usar uma escova adequada e reforçar os cuidados com higiene.

Os pais precisam ficar atentos a cada uma dessas fases para evitarem problemas à saúde do seu filho. Quais perigos são esses e por que é tão significativo tratar da saúde bucal infantil? Vamos descobrir!

Por que é importante cuidar da saúde bucal das crianças?

A saúde bucal que o seu filho vai ter quando for um adolescente ou adulto em grande parte vai depender dos cuidados e hábitos que recebeu ou adquiriu ainda na infância.

Aliás, a falta de cuidados pode causar prejuízos e sofrimentos para o jovem até mesmo enquanto criança.

Por exemplo, vamos citar o nosso grande vilão: a cárie. Mesmo os dentes de leite podem ficar cariados e isso traz muita dor ao seu filho, que, inclusive, pode necessitar de um canal dentário.

Para evitar esse problema é essencial ter os cuidados básicos com a higienização bucal: escovação e fio dental. É muito importante ensinar seu filho a escovar os dentinhos corretamente e sempre verificar o modo como ele tem feito isso com o objetivo de orientá-lo.

Além disso, é preciso ter cautela com a alimentação, excesso de doces e açúcares são o prato preferido das cáries.

Consultar regularmente o odontopediatra também é essencial, esse profissional pode verificar antecipadamente se a criança apresenta alguma falha no desenvolvimento dos dentes.

Outro fator é que o Dentista pode diagnosticar o surgimento de cáries ainda em estágios iniciais, mesmo que estejam escondidas, e fornecer o tratamento adequado. Além, é claro, de dar boas orientações para a manutenção da saúde bucal das crianças.

A Odonto Special é uma rede de clínicas odontológicas que atua com qualidade absoluta, tratamentos diversos e a mais alta tecnologia. Agende o check-up bucal do seu filho na Odonto Special 🙂